10 de janeiro de 2007

"Expectativas" ?

Orientações Curriculares (serão estas as crenças?...):

1 - Desenvolvimento Educacional
Ensino do jogo, com incidencia no analítico (processo), o que leva os alunos a "cansarem-se" dos conteúdos, pois mantêm a impressão de que não aprenderam nada. A aula de educação física é vista como recreação... tem de ser, mas também tem de ser local de aprendizagem - o jogo (JDC). Até ao 9º ano, os alunos têm de conhecer as coisas básicas. Não existe o "aluno médio" e não se pode deixar os mais aptos tomar conta do espaço, material ou actividades. O professor tem de ter em conta as diferenças inter-individuais. Os alunos queixam-se de que é "sempre o mesmo", que "já sabem o que se vai passar", que "é monótono", sendo por isso necessário avaliar e analisar criticamente. Esta orientação caracteriza-se pelas pequenas unidades didácticas, pela ausência (ou diminuta) progressão pedagógica, pouca instrução, intervenção e exigência durante o jogo e poucas intervenções para adaptar o jogo a determinados níveis de habilidade.

2 - Desenvolvimento Pessoal e Social
Privilegia a afectividade dos alunos, o sentido do "eu", da responsabilidade, da autonomia e cooperação, no entanto não pode secundarizar os objectivos principais da educação física, como o desenvolvimento da própria actividade física. Dá ênfase aos colegas e à sua relação, podendo tornar menos relevante a procura de excelência e a apropriação dos conteúdos da própria actividade.

3 - Aptidão Física associada à Saúde
Esta vertente é importante, mas não pode ser exclusiva da educação física. Tem de se ensinar um conjunto de competências para perpetuar a actividade física mesmo após o término escolar. è necessário ensinar a ser activo, como ser activo, de formas variadas e motivacionais.

4 - Educação pelo Movimento
Modelo orientado para o movimento competente, confiante e inteligente, privilegiando a actividade cooperativa e a tomada de decisão do aluno. É a que melhor traduz a "educação através do físico", seguindo as escolhas do aluno e respectiva autonomia. Tem de se ter em atenção a elevada intelectualização do conteúdo, em detrimento da sua performance.

5 - Aprendizagem e Compreensão do Movimento Humano
Tal como a anterior, não pode haver uma intelectualização demasiado acentuada do movimento, antes tem de ser compreendido e executado. Deve-se efectuar aprendizagem pela prática, chamando no entanto a atenção para matérias diferentes (fisiologia, biologia, biomecânica, física...)

6 - Educação Desportiva
Reflete uma ideia de cultura desportiva, compreensão e interpretação de todos os papéis dos intervenientes num determinado desporto (construido por Siedentop). Possui um ensino contextualizado, saindo do domínio das habilidades motoras, entrando no mundo do desporto. Ajuda à percepção pelos alunos dos diferentes papéis existentes na organização desportiva (gestores, jornalistas, treinadores, atletas, até roupeiro). Divide-se em equipas e permite movimentar grande número de alunos. Visa tornar os alunos competentes, cultos e eficientes. Poderá não ser muito inclusivo, pelo que Siedentop refere que se deve começar pelos desportos sem contacto físico. Posteriormente saiu um trabalho referindo que se deve ensinar tudo tendo em atenção a inclusão. A participação do professor tem de ser mínima, passando a responsabilidade para os alunos, sendo necessário ajudá-los (e ensiná-los) quantos aos conflitos e a serem líderes.

7 - Perspectiva Individual
Tem em atenção as experiências positivas de cada um e as expectativas dos alunos. Os propósitos dos alunos têm, assim, uma importância central no desenvolvimento dos conteúdos programáticos e na procura individual do significado. Existem 3 dimensões de propósitos, sendo a condição física, a performance e a transcendência.

8 - Projecto Aventura
Esta orientação é mais interessante a nível do desporto escolar que na educação física, pois esta última possui pouco tempo para o desenrolar das actividades tidas como do meio ambiente. Promove o autodesenvolvimento através de actividades de aventura e risco, a educação total do aluno e a formação de cidadãos empreendedores, através do desenvolvimento mental, físico, emocional e social.


Perspectivas Educacionais dos Professores

1 - Domínio da Matéria
2 - Processo de Aprndizagem
3 - Transformação Social
4 - Desenvolvimento Pessoal
5 - Integração Ecológica

Estas perspectivas variam de professor para professor, pelo que devemos eleger SEMPRE o domínio da matéria como a mais importante, todavia sem descurar as restantes.


pronto, mais uma parte da matéria estudada... será que compreendida? Nãããã!... =D

1 comentário:

Anónimo disse...

muito se estuda aki...sim senhor!!!