- reflete um pensamento transdisciplinar (identifica as habilidades técnicas e tácticas de uma modalidade e mostra como conceitos das ciências do desporto influenciam o processo de ensino);
- pretende mostrar como uma matéria é estruturada, identificar essa estrutura e servir-se dela como guião para o ensino/treino;
- abordagem ao ensino e treino de actividades específicas;
- apresenta princípios de instrução comuns a todos os desportos e actividades;
- parte de uma análise baseada no conhecimento (habilidades, técnicas e tácticas, conceitos são dispostos numa hierarquia de conhecimento);
- as categorias de conhecimento derivam da análise de fontes especializadas e são baseadas em fundamentos transdisciplinares;
- pretende ligar o conhecimento acerca de uma matéria com a metodologia e as estratégias para o ensino/treino.
O desenho do Processo de Instrução divide-se em 3 partes:
- Análise: Mod.1 --> a modalidade ou actividade em estruturas do conhecimento;
Mod.2 --> envolvimento;
Mod.3 --> alunos;
- Decisão: Mod.4 --> extensão e sequência da matéria;
Mod.5 --> definir objectivos;
Mod.6 --> configuração da avaliação;
Mod.7 --> criar progressões de aprendizagem;
- Aplicações (plano anual, plano da unidade temática, plano de aula, plano...)
pronto...
o tema geral já está... e sempre se vai estudando... vou agora rever cada um dos módulos... e depois disso 3 aulas já estarão dadas!...
Exame quinta-feira! estamos lá!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário